Nova diretoria edt. 2019!
A Assembléia Geral da edt.rio – Associação de Profissionais de Edição Audiovisual, se realizou às 15 horas do dia 30 de março de 2019, no STIC que se localiza à Rua do Teatro, 7, no Largo do São Francisco, Centro, em Rio de Janeiro.
O Presidente da edt., Pedro Bronz, começou a reunião agradecendo a presença de todos e ressaltando a importância da participação neste momento que o audiovisual brasileiro atravessa, estreitando também as relações com outras entidades, como o STIC (Sindicato Interestadual da Indústria Cinematográfica e do Audiovisual) onde foi realizada a reunião. O encontro foi aberto também para não associados a fim de ampliar a divulgação da forma de trabalho da edt.. Porém, apenas os associados tiveram poder de voto. A nova diretoria para o ano de 2019 foi apresentada lembrando sobre a necessidade do revezamento anual que conta com o apoio de todos interessados na edt., e assim, convidando o restante do corpo de associados a se envolver durante a gestão. Pedro Bronz segue reeleito na diretoria, Marcia Medeiros e Arthur Frazão se alternam na vice-diretoria, Isabel Vidor assume o cargo como Primeira Tesoureira, Giovanna Patané Giovanini como Segunda Tesoureira, Liana Riente toma posse como Primeira Secretária, Thaís Inácio como Segunda Secretária, e finalmente, Tainá Moraes e André Indio tornam-se Conselheiros da equipe.
Realizando um balanço do ano 2018 na associação reforçou-se os agradecimentos aos associados Rodolfo Vaz, Mari Becker, Natália Mizher e Itauana Coquet por terem participado da diretoria em 2018, dedicando seu tempo para o coletivo. O trabalho realizado pela Tainá Moraes na equipe de comunicação foi destacado pela constância nas postagens das redes sociais, além da estratégia intimista, informativa e bem humorada.
Sobre os benefícios oferecidos pela associação, Márcia Medeiros ressaltou a importância de valorizar o espírito coletivo para que a edt. não se torne apenas um clube de vantagens. E que é preciso reforçar a missão da organização e a troca que é necessária com cada associado, abrindo as portas para a contribuição com ideias, dentre outros. Foram levantadas possibilidades de realizar encontros curtos ao longo do ano com demandas do dia a dia dos editores, reciclagem de formação, etc, para além do encontro anual, como ocorreu com o curso ministrado pelo João Velho em 2018. Está em andamento a realização de um primeiro encontro, com a possibilidade de girar em torno de apresentações curtas sobre processos de montagens.
Foi informado que o site atualmente está em um processo de transição. As providências para o conserto já foram tomadas e, por isso, as inscrições que são feitas pelo site deverão ser encaminhadas, temporariamente, para o e-mail da edt.. Essa informação também será publicada de forma isolada, até a normalização do site.
Sobre o Encontro edt. de 2019 foi decidido por votação tentar viabilizar a próxima edição em São Paulo com uma organização coletiva com a AMC – Associação dos Montadores de Cinema, de São Paulo. Desse modo, à princípio, o encontro seria anual, mas alternaria sua realização em cada cidade. O objetivo dessa iniciativa é fortalecer a troca em âmbito nacional das discussões pertinentes ao campo da montagem que vêm sendo levantada pela edt. e AMC. Para elaborar melhorar essa possibilidade foi eleita uma comissão formada por Fernanda Bastos, Nina Galanternick e Thaís Inácio. Nesse ponto, foi ressaltado todo o esforço da equipe responsável pelo evento do ano de 2018, embora a conclusão seja de que, devido a inúmeras situações políticas e de realização, a participação tenha sido mais esvaziada. Ainda sobre o evento passado, foram retomadas as edições das palestras para disponibilização no canal do Youtube. Além disso, decidiu-se fortalecer o apoio com a Proclass Treinamentos e convidar mais parceiros.
As premiações que a edt. ofereceu no ano passado dentro dos eventos É Tudo Verdade / It’s All True e Semana de Cinema foram elogiadas e planejou-se para este ano a continuidade deste trabalho de reconhecimento dos profissionais da montagem. Abriu-se também a possibilidade de ampliar esses prêmios a outros festivais e a edt. convida os associados que tiverem interesse nessa função de fazer essa conexão com os festivais e exercer a curadoria, que entrem em contato (contato@edt.org.br). Foi observado também a necessidade de publicizar mais os prêmios entregues, portanto, pediu-se esse apoio em assessoria de imprensa e divulgação por parte dos associados.
Por último, tomados pela notícia sobre o acordo publicado neste mês de abril, em que o TCU (Tribunal de Contas das União) notifica a ANCINE – Agência Nacional do Cinema a fazer modificações profundas nas prestações de contas para poder seguir com a gestão do FSA e de linhas de fomento, foi proposto redigir uma carta junto à AMC, bem como, pensar ações estratégicas para se envolver na questão na intenção de entender a situação devido à ciência do impacto no setor audiovisual. Nesse sentido, ressaltou-se aos associados um espaço para sugestões nesta ação em torno da ANCINE.
A existência da edt. se justifica em torno de um trabalho contínuo e coletivo para os profissionais da edição que, em geral, encontram-se isolados em processos de trabalho cada mais individualizantes. Por isso, em um convite à participação, encerraram-se as atividades do dia.
Rio de Janeiro, 30 de março de 2019.
“Todo coletivo se constitui de indivíduos e do levante de uma quantidade de singularidades. O levante é sempre uma aventura coletiva, uma palavra que não existe individualizada.” (Em “O acontecimento Levante” – Antônio Negri)
II Encontro edt. de Montagem
II Encontro edt. de Montagem
O I Encontro edt. de Montagem foi um sucesso e esse ano tem mais!
A edição de 2018 acontecerá entre os dias 30 de novembro e 2 de dezembro de 2018, na Cinemateca do MAM-RJ.
Para conseguirmos realizar novamente o encontro, contamos com o apoio de vocês através da nossa campanha de financiamento coletivo.
Este ano temos mais recompensas exclusivas para que você se anime ainda mais a participar! Tem supervisão de montagem com montadores premiados, supervisão de workflow para assistentes, treinamentos profissionais oferecidos pela Proclass, além de mochilas, botons, cadernos e post-its!
Corre que as recompensas estão voando!
QUERO APOIAR!
Acesse aqui as fotos e vídeos do I Encontro edt. de Montagem
Estreia filme de Claudio Assis montado por Karen Harley
“Big Jato”, novo filme de Cláudio Assis, acaba de ser lançado nos cinemas. Baseado em livro de memórias de Xico Sá, o longa foi montado pela associada Karen Harley. Parceira nos dois longas anteriores do diretor (“Febre do Rato” e “O baixio das bestas”), Karen nos contou sobre o processo de montagem de “Big Jato”:
“Meu maior desafio era contar uma história com tão pouco material. O bruto não tinha nem nove horas. Foram três semanas de filmagem para um roteiro que inicialmente pedia cinco. Três semanas em 35mm, planos sequências, grua, trilho, frio e atores estreantes. Corta-se o roteiro, diminui os sonhos da personagem, tira os silêncios, resolve na montagem. Enquanto que no “Febre do Rato” Cláudio me deu 34 novas cenas além do roteiro (chamadas de epiderme), no “Big Jato” me deu cenas a menos. Mas me levou pro set na última semana de filmagem, onde eu assisti parte do bruto e pedia, pelamordedeus e do filme, para me dar mais planos do menino Xico. Me deu (obrigada Durst!). E depois voltou pro Vale do Catimbau para mais dois dias de filmagem com uma equipe de 4 pessoas e com uma lista de cenas, fundamentais, que fizemos pós primeiro corte. Meu maior presente foi trabalhar com Matheus em estado de graça interpretando dois irmãos e descobrir a verdadeira influência por trás do sucesso dos Beatles!”
O filme foi o grande vencedor do último Festival de Brasília do Cinema Brasileiro nas categorias melhor filme, melhor ator (Matheus Nachtergaele), melhor atriz (Marcélia Cartaxo), melhor roteiro (Anna Carolina Francisco e Hilton Lacerda) e melhor trilha Sonora (Dj Dolores).
Assista ao trailer: https://www.youtube.com/watch?v=YHVD4o4pwpk
Confira o circuito de lançamento:
RIO DE JANEIRO
Espaço Itaú de Cinema Botafogo | 13h30, 15h30, 19h30 E 21h30
Estação NET Rio 2 | 13h50 17h50 19h40
Estação NET Gávea 1 | 15h50 E 19h30
Cine Santa | 15h20 E 21h
Cine Joia Rio Shopping | 12h15, 16h15, 20h30 E 22h20
Ponto Cine | 14h e 18h
SÃO PAULO
Espaço Itaú de Cinema Frei Caneca | 14h00, 16h, 20h e 22h
Espaço Itaú de Cinema Augusta | 14h, 16h, 18h, 20h e 22h
Cinearte (Ex-Livraria Cultura) | 14h, 16h, 18h, 20h e 22h
Espaço Itaú de Cinema Pompeia | 14h40, 17h, 19h20, 21h40
BRASÍLIA
Espaço Itaú de Cinema | 13h30, 15h30, 19h40 e 21h40
BELO HORIZONTE
Espaço Itaú de Cinema Belas Artes | 16h10, 18h30 e 21h
Cine 104 | 17 jun: 17h; 18 a 22 jun: 17h e 19h
CURITIBA
Espaço Itaú de Cinema | 14h, 16h30, 19h e 21:20
PALMAS
Cine Cultura | 20h30
PORTO ALEGRE
Espaço Itaú de Cinema | 15h30, 17h30, 19h30 e 21h30
SALVADOR
Espaço Itaú de Cinema| 14h, 16h10, 18h20 e 20h30
SalaDeArte | 20h55
SÃO LUIS DO MARANHÃO
Cine Praia Grande | 17h e 20h30
VITÓRIA
Cineclube edt. conversa com Natara Ney
24.Ago.2015 | No cineclube de agosto iremos assistir ao filme “O rap do Pequeno Príncipe contra as almas sebosas”, de Paulo Caldas e Marcelo Lunas, montado pela associada Natara Ney
A montadora-tema da 13ª sessão do Cineclube edt., gosta mesmo é de contar histórias, e por isso monta, dirige e escreve. Aliás, ela monta por escrito, como contou na Sessão Match Frame do nosso site.: https://edt.org.br/
Após a sessão haverá debate com a montadora.
Então no próximo dia 27, venha ouvir as histórias da Natara e assistir “O rap do Pequeno Príncipe contra as almas sebosas” e o curta “Um outro ensaio”.
Serviço:
Data: 27/08/2015
Horário: 19h
Endereço: Auditório do Senac Copacabana – Rua Pompeu Loureiro, 45
Cineclube edt. – Conversa com Marcelo Moraes
Clipes, comerciais, filmes documentários, dramas, comédias e blockbusters. Nosso convidado para o próximo Cineclube edt. já fez muito de tudo isso. Marcelo Moraes é um montador extremamente versátil, e vai nos contar como isso funciona na 12ª sessão do nosso Cineclube, na qual veremos o longa ‘Meu nome não é Johnny’ e mais um curta surpresa.
Leia aqui a entrevista de Marcelo Moraes publicada em nossa Seção Match Frame.
Serviço
Data: 30/07/2015
Horário: 19h
Endereço: Auditório do Senac Copacabana – Rua Pompeu Loureiro, 45
Adobe promove palestra para os associados da edt e convidados
26.JAN.15 | A edt. inicia suas atividades de 2015 com uma apresentação da Adobe na próxima segunda, 26 de Janeiro de 2015, conduzida por Gustavo Brunser, Principal Strategic Development Manager da Adobe América Latina. A apresentação será focada nas ferramentos de audio e video (Premiere, After Effects, Audition, etc).
Gustavo lidera e acompanha os esforços da companhia para conquistar novos clientes em setores profissionais de produção, pós-produção e transmissão de audio/vídeo e imagens. Sua principal responsabilidade é fornecer aos clientes da Adobe as soluções adequadas e adaptadas de acordo com a sua necessidade de aceleração de produtividade e inovação tecnológica.
A apresentação será em inglês. Haverá distribuição de brindes.
26.01.2015 | segunda-feira | 19h30
Local: Auditório da ESPM – Rua do Rosário, 90 – Centro – RJ
AVID promove apresentação exclusiva para a edt.
No dia 17 de dezembro de 2014, quarta-feira, a Avid promoverá um evento especialmente para a edt. na Fundição Progresso, Sala Cineclube Digital, às 17h.
Será uma apresentação sobre fluxos de trabalho com arquivos em alta resolução, como o 4K.
Haverá uma demonstração da nova versão do Media Composer e as apresentações serão realizadas por Imanol Zubizarreta, especialista sênior de soluções da Avid Technology.
As inscrições são gratuitas e abertas a todos os interessados através do email contato@edt.org.br, assim como no nosso seminário de softwares.
Será mais uma oportunidade para nos atualizarmos e nos encontrarmos nesse final de ano.
17.12.2014 | quarta-feira | 17h00
Fundição Progresso – Sala Cineclube Digital
Rua dos Arcos, 24 – Centro, Rio de Janeiro – RJ.
BATE PAPO edt. – Junho 2014
ASSEMBLEIA GERAL 2014
31.MAR.14 | Os associados da edt. elegeram sua nova diretoria, na assembleia geral, realizada no sábado, 29 de marco, na escola EDEM. A diretoria responsável pela fundação da edt. iniciou a assembleia fazendo uma avaliação dos dois primeiros anos de existência da entidade, apresentou a prestação de contas anual, aprovou o orçamento para 2014 e propôs algumas mudanças no estatuto, que foram aprovadas pelos associados presentes.
Cada membro presente da diretoria falou sobre sua experiência no cargo. Foi ressaltado que o trabalho burocrático mais pesado já foi feito e que a partir de agora a nova diretoria vai pegar uma estrutura burocrática funcionando e se pagando, com um site no ar e um modelo de contrato desenvolvido. O mais importante realização, no entanto, foi a construção de um sentimento de comunidade entre os participantes, pois não se sentem mais completamente isolados em suas ilhas, sem ter com quem trocar experiências relacionadas ao seu ofício.
As mudanças feitas no estatuto podem ser vistas na íntegra na ata da assembleia. Em resumo: houve mudança de endereço da sede da associação, foi incluído mais um cargo para compor a diretoria, de Segundo Secretário, e foi alterado um artigo, para evitar interpretações ambíguas no que diz respeito ao tempo necessário para os sócios deixarem de ser aspirantes e tornarem-se efetivos.
Em resposta a reclamações a respeito da divulgação pública das categorias no site, foi proposto que, ao invés de constar a categora na ferramenta de busca “Ache um editor”e nas páginas de perfil dos associados, haverá apenas as opções “com mais de 5 anos de experiência”e “com menos de 5 anos de experiência”.
E ainda, tendo em vista que a alteração da categoria de aspirante para efetivo se dá, automaticamente, apenas uma vez por ano, em Janeiro, o associado, que completa 5 anos de experiência e não quer esperar pela chegada de Janeiro subsequente para ter sua categoria alterada, poderá solicitar à diretoria a mudança de sua categoria.
Os membros da diretoria do biênio 2012/2013, composta por Fernando Vidor, Pedro Bronz, Fernanda Bastos, Gabi Paschoal, Helena Lent, João Velho, Nina Galanternick e Rodolfo Vaz se despediram de suas funções e se prontificaram a ajudar à nova diretoria no que vier a ser necessário.
A chapa única inscrita para a eleição foi apresentada aos associados, com a seguinte composição: Rogério Frota (presidente), Joana Ventura (vice-presidente), Isabel Vidor (secretária-geral), Daniel Garcia (segundo secretário), Mariana Sussekind (tesoureira), Julia Bernstein (segunda tesoureira), Vinicius Nascimento, Celia Freitas e Pedro Asbeg (os três últimos para o conselho fiscal).
A chapa apresentou os planos para sua gestão, incluindo a realização de encontros temáticos variados com os associados, a cada dois meses; aprimoramento do site; continuação do Cineclube edt.; realização de uma premiação de montagem em parceria com a Semana do Realizadores; ação dirigida para trazer estudantes para a associação, bem como editores de emissoras de TV; realização do Censo 2013, entre outros.
A chapa foi eleita por aclamação.
Por fim, a nova diretoria prestou uma homenagem a nosso querido sócio-benemérito, Ricardo Miranda, falecido no dia anterior. Julia Bernstein leu um texto escrito por ela e por Vinicius Nascimento. Em seguida, foi exibido o filme H.O, de Ivan Cardoso, montado por Ricardo Miranda.
Encerrados os trabalhos, os associados comemoraram o novo ciclo que se inicia na cantina da escola.
REUNIÃO COM OS ASSOCIADOS
10.FEV.14 | O encontro marcado pela diretoria com os associados tinha três objetivos: formar uma nova chapa para diretoria, pensar nos próximos passos da associação e estabelecer um ponto de encontro entre os associados com pauta aberta, onde se possa debater temas levantados pelos presentes sem a necessidade de tomar decisões. A ideia é que esses encontros se tornem mais freqüentes. Veja aqui a ata da reunião.
CINECLUBE edt. – Um dia na vida, de Eduardo Coutinho
18.OUT.13 | Ontem assistimos um filme incrível. Um filme que não pensa pela gente. Um filme onde o corte final acontece dentro de cada um. “Um dia na vida”, filme inacabado de Eduardo Coutinho, foi exibido no Cineclube edt. e após a seção tivemos um animado debate com o diretor, Eduardo Coutinho e a montadora, Jordana Berg. A dupla descreveu minunciosamente o funcionamento do dispositivo elaborado para a realização do filme e contaram “causos” dos bastidores. Obrigado nossa conselheira Jordana Berg pela oportunidade e por mais um trabalho de fina inteligência.
Assista o video do debate na íntegra aqui.
MOSTRA CINEMA DE MONTAGEM
CINECLUBE edt. – Idade da Terra, de Glauber Rocha