31.MAR.14 | Os associados da edt. elegeram sua nova diretoria, na assembleia geral, realizada no sábado, 29 de marco, na escola EDEM. A diretoria responsável pela fundação da edt. iniciou a assembleia fazendo uma avaliação dos dois primeiros anos de existência da entidade, apresentou a prestação de contas anual, aprovou o orçamento para 2014 e propôs algumas mudanças no estatuto, que foram aprovadas pelos associados presentes.
Cada membro presente da diretoria falou sobre sua experiência no cargo. Foi ressaltado que o trabalho burocrático mais pesado já foi feito e que a partir de agora a nova diretoria vai pegar uma estrutura burocrática funcionando e se pagando, com um site no ar e um modelo de contrato desenvolvido. O mais importante realização, no entanto, foi a construção de um sentimento de comunidade entre os participantes, pois não se sentem mais completamente isolados em suas ilhas, sem ter com quem trocar experiências relacionadas ao seu ofício.
As mudanças feitas no estatuto podem ser vistas na íntegra na ata da assembleia. Em resumo: houve mudança de endereço da sede da associação, foi incluído mais um cargo para compor a diretoria, de Segundo Secretário, e foi alterado um artigo, para evitar interpretações ambíguas no que diz respeito ao tempo necessário para os sócios deixarem de ser aspirantes e tornarem-se efetivos.
Em resposta a reclamações a respeito da divulgação pública das categorias no site, foi proposto que, ao invés de constar a categora na ferramenta de busca “Ache um editor”e nas páginas de perfil dos associados, haverá apenas as opções “com mais de 5 anos de experiência”e “com menos de 5 anos de experiência”.
E ainda, tendo em vista que a alteração da categoria de aspirante para efetivo se dá, automaticamente, apenas uma vez por ano, em Janeiro, o associado, que completa 5 anos de experiência e não quer esperar pela chegada de Janeiro subsequente para ter sua categoria alterada, poderá solicitar à diretoria a mudança de sua categoria.
Os membros da diretoria do biênio 2012/2013, composta por Fernando Vidor, Pedro Bronz, Fernanda Bastos, Gabi Paschoal, Helena Lent, João Velho, Nina Galanternick e Rodolfo Vaz se despediram de suas funções e se prontificaram a ajudar à nova diretoria no que vier a ser necessário.
A chapa única inscrita para a eleição foi apresentada aos associados, com a seguinte composição: Rogério Frota (presidente), Joana Ventura (vice-presidente), Isabel Vidor (secretária-geral), Daniel Garcia (segundo secretário), Mariana Sussekind (tesoureira), Julia Bernstein (segunda tesoureira), Vinicius Nascimento, Celia Freitas e Pedro Asbeg (os três últimos para o conselho fiscal).
A chapa apresentou os planos para sua gestão, incluindo a realização de encontros temáticos variados com os associados, a cada dois meses; aprimoramento do site; continuação do Cineclube edt.; realização de uma premiação de montagem em parceria com a Semana do Realizadores; ação dirigida para trazer estudantes para a associação, bem como editores de emissoras de TV; realização do Censo 2013, entre outros.
A chapa foi eleita por aclamação.
Por fim, a nova diretoria prestou uma homenagem a nosso querido sócio-benemérito, Ricardo Miranda, falecido no dia anterior. Julia Bernstein leu um texto escrito por ela e por Vinicius Nascimento. Em seguida, foi exibido o filme H.O, de Ivan Cardoso, montado por Ricardo Miranda.
Encerrados os trabalhos, os associados comemoraram o novo ciclo que se inicia na cantina da escola.