Base
CELIA FREITAS
Célia Freitas, edt.
2012-11-01
After Effects
celiafreitas.com
Vive e trabalha no Rio de Janeiro. Co-diretora do documentário “A Última Gravação” (com Isabel Cavalcanti, exibido no FestRio 2019 e na mostra competitiva do Infinitto Film Festival 2020 – NY/Miami; co-diretora da série documental “Guardiãs da Floresta” (com direção geral de Betse de Paula, exibida em 2018/19 peloCineBrasil TV); dirigiu e montou o curta experimental “Penélope”(2006, c/ Helena Varvaki), exibido em inúmeros festivais internacionais.
Montadora dos documentários “Torre das Donzelas” (2018, dir. Susanna Lira, melhor doc. no FestRio 2018 e na Mostra de SP 2018) e finalista do Grande Prêmio do Cinema Brasileiro 2020 – melhor montagem doc; “Pacto Brutal – Caso Daniella Perez”, serie documental em 5 eps. / 60 min. para HBO Max, edição Ep 03 (2022, dir. Tatiana Issa e Guto Barra, prod. Producing Partners), “Coisa de Menino – Ep 02” , serie documental de 5 eps / 60 min. para HBO (2022, dir Tatiana Issa e Guto Barra, prod. Producing Partners); “João de Deus: Cura e Crime”, serie de 4 eps / 60 min para NETFLIX (2021, dir. Maurício Dias e Tatiana Vilela, prod. Grifa Filmes), montagem adicional com dir. de montagem de Jordana Berg); “Missão 115” (2018, dir. Silvio Da-Rin, exibido no Festival É Tudo Verdade 2018); “Mamirauá” (2018, dir. Silvio Da-Rin); “Livre Pensar” (2018, dir. José Mariani, longa doc. exibido no canal Curta), “Liberdade de Gênero – ep. Alícia” serie documental para GNT (2017, dir. João Jardim), “Legítima Defesa” (2017, dir. Susanna Lira, longa cinema), “Nós, Documentaristas – eps. Beth Formagini-Vladimir Carvalho-Aly Muritiba” (2018, dir. Susanna Lira, Canal Curta), “Sonho Intenso” (2014, dir. José Mariani, doc. cinema), “Sobre Rodas” e “Na Boca do Povo” (2013/2019, dir. Sergio Bloch, series documentais p/ Turner, Tv Brasil e CineBrasil TV), “O Infiltrado” – serie documental em 10 eps para History Channel (2014, dir. Gideon Boulting, indicado ao Grammy International Awards) – coordenação de edição, desenvolvimento da linguagem editorial e edição de 3 eps, “Condor” (2007, dir. Roberto Mader, melhor doc. no FestRio 2007, indicada como melhor montagem no Grande Priemio do Cinema Brasileiro), “Occupying Brasil” (2015, dir Daniel Rubio, doc. p/ TV Al Jazeera), “És Tu? Brasil!” (2004, dir. Murilo Salles, doc. p/ TV Cultura), entre outros.
Como videoartista autoral participou de exposições no Brasil e no exterior (Paço Imperial, Bienal do Mercosul, Inst. Tomie Ohtake, SPArte, Arco Madrid). Em 2020 editou o documentário e as videoinstalações do projeto “Cine-Cipó”, da artista Barbara Marcel, p/ exposição “Critical Zones – Observatories for Earthly Politics”,(curadoria de Bruno Latour e outros, ZKM – Zentrum for Kunst und Medien Karlsruhe, Alemanha, julho 2020) . Fez as criações videográficas da exposição “Que Mestre É Esse” (curadoria Jair de Souza e Leonel Kraz, Centro de Referência do Artesanato Brasileiro, jan. 2020). Editou as videoinstalações da exposição “Flamengo – História de uma Paixão” (curadoria Nelson Ricardo Martins, Centro Cultural Brasil-França, 2018)
Msc. em Computação Gráfica pela COPPE/UFRJ, possui cursos de especialização em Cinema Documentário pela FGV e Cinema pela UCLA. Foi professora de teoria e prática da montagem na Escola de Cinema Darcy Ribeiro (2011) e ministra cursos e oficinas em teoria e prática de montagem e linguagens do cinema documentário.