26.11.15 | A edt. (Associação de Profissionais de Edição Audiovisual do Rio de Janeiro) entregou ontem, na cerimônia de encerramento da VII Semana dos Realizadores, o Prêmio Ricardo Miranda de Montagem de Invenção nas categorias curta e longa-metragem da mostra competitiva do festival.
O júri, composto pelos montadores Cezar Migliorin, Mariana Sussekind e Marta Luz, premiaram na categoria longa-metragem, Guilherme Peters e Roberto Winter, responsáveis pela direção e montagem de “Proxy Reverso”. O júri anunciou sua decisão:
“Com um trabalho minucioso que articula signos de naturezas diversas com a construção de uma narrativa sedutora e eficiente, o Júri da edt. tem o privilégio de conceder o Prêmio Ricardo Miranda de Montagem de Invenção para o longa-metragem ‘Proxy Reverso’”

Já na categoria curta-metragem, Débora Viegas e Nicolas Thomé Zenute, que assinam direção e montagem do filme “São Paulo com Daniel”, foram os premiados. Nas palavras do júri da edt.:
“Encontrar o ritmo, estabelecer atmosferas, produzir estranhamentos e desvios poéticos e, ao mesmo tempo, narrar uma história com personagens sólidos é das tarefas mais árduas que a montagem pode se impor. É nessa invenção singular que se encontra o curta-metragem São Paulo com Daniel”

O premio Ricardo Miranda é uma iniciativa da edt. que visa valorizar e dar reconhecimento ao profissional de montagem. É também uma homenagem a Ricardo Miranda, montador-autor e professor de toda uma geração recente de montadores.


Confira mais fotos da cerimônia: