Documentário sobre Tim Lopes, montado por Joana Collier, estreia dia 5 de junho.

04.JUN.14 | “Tim Lopes – Histórias de Arcanjo” traça um perfil do jornalista investigativo que revelou aos brasileiros uma dura realidade. Conduzido por Bruno, filho de Tim, o filme conta a infância do repórter no Rio Grande do Sul, resgata os seus principais trabalhos e esclarece as circunstâncias de sua execução por traficantes de uma favela carioca, através de depoimentos de parentes, amigos e companheiros de trabalho, além de imagens de arquivo.

O filme tem direção de Guilherme Azevedo. Nossa associada Joana Collier, que assina a montagem do longa, nos contou sobre o trabalho:

“‘Histórias de Arcanjo’ foi um processo muito diferente dos outros documentários que eu já tinha montado. A discussão sobre todo o conteúdo foi feita na ilha de edição. Quando entrei no projeto, eles tinham algumas entrevistas já feitas, mas o Bruno, filho do Tim, ainda não tinha se assumido como o personagem principal do filme. Foi um processo duro, porque tínhamos discussões muito difíceis de como trabalhar esse protagonismo sem excessos. Cada dia eles traziam um material novo, novas situações e entrevistas. E assim, fomos discutindo os rumos do documentário até o fim. Os mestres Eduardo Escorel e Ricardo Miranda foram muito importantes para que eu conseguisse chegar a um corte final. Pois com tanta imersão, eles conseguiram trazer de volta o distanciamento crítico que eu precisava para fechar a montagem. Agradeço também a parceria de Nina Galanternick que assistiu uma das últimas versões e deu sugestões preciosas.”