Notícias > Edt. na Semana ABC 2017

SemanaABCl008home-763x509
13.MAI.17 | No dia 11/05 a edt. esteve presente na Semana ABC 2017 representada por sua presidenta Natara Ney e o associado Pedro Bronz, que participaram da mesa Planejamento Criativo da Montagem em Ficção e Documentário e suas Interseções. A conversa teve mediação de Maria Dora Mourão (Montadora e Professora de Cinema da USP) e contou ainda com a participação de Jacques Cheuiche, ABC (Diretor de Fotografia).

Natara e Pedro falaram sobre a profissão e métodos de trabalho.

Veja matéria no site da Associação Brasileira de Cinematografia. Leia um trecho:

“A mesa iniciou com Natara, que falou sobre a importância de compreender a montagem como parte do processo e sobre a necessidade do diálogo entre todos que fazem parte do projeto. O filme é a união de todas as partes e a montagem não pode estar descolada do processo. Além disso, a montadora falou sobre a mudança do analógico para o digital, pensando na quantidade de material que é filmado hoje. Para ilustrar, contou que o primeiro filme que montou tinha 12 horas de material bruto. Já o último 400 horas. Desta forma, falou sobre a importância da organização e planejamento antes de entrar no set de filmagem.

Outro tema mencionado pela mesa foi a importância do som para a montagem. Para Bronz, “sem o som você não pisa na montagem”. O montador explica que muitas ideias vêm através do som e que ele precisa de um desenho sonoro para que a montagem possa funcionar. Além disso, ainda falou sobre os diferentes processos que cada produto audiovisual, ficção, documentário ou televisão, solicitam.”

Assista aqui ao debate.

 

Compartilhar