Notícias > Filme dirigido e montado por Piu Gomes é premiado no Florianópolis Audiovisual Mercosul

1-cartela_interior_Chacal

“Chacal Palavra Filme”, do diretor e montador associado Piu Gomes, recebeu os prêmios de melhor filme pelo júri oficial, de melhor documentário, e de montagem, no Mostra Curtas Mercosul do FAM (Florianópolis Audiovisual Mercosul).
O documentário celebra a vida e obra do poeta Chacal, que criou, com o também poeta Guilherme Zarvos, o CEP 20.000. O evento de poesias recebeu, nos últimos 25 anos, artistas como o poeta Waly Salomão, o ator Michel Melamed, a artista plástica Márcia X, o coletivo Chelpa Ferro e o ator e escritor Gregorio Duvivier.

Piu nos fala sobre o documentário, o processo de montagem e o desenho de som do filme: “É um documentário que usa uma linguagem não-convencional para narrar a biografia do poeta Chacal. Para isso, o filme usa um espetáculo onde o personagem conta sua história, cenas filmadas em estúdio e trechos documentais. Como diretor, tive de mergulhar na obra poética dele, para que sua poesia comentasse trechos da sua vida, e imaginar traduções visuais para algumas cenas. Na montagem, tive de sobretudo respeitar o tempo do personagem, tanto nas situações onde ele fala sobre sua vida, como quando ele fala poesia. Nos trechos documentais houve mais liberdade para criar um outro ritmo, e aí o desafio foi fazer isso de maneira poética. Fazer disso tudo um curta-metragem também foi difícil, mas o trabalho cotidiano de montador me ajudou a cortar e excluir cenas. O som do filme mereceu atenção especial, já que o Chacal é um poeta que tirou a poesia do livro e a trouxe pra vida, falando poesia. Achei que a mixagem deveria traduzir isso, o que fica evidente na versão 5.1.”

Além do FAM, o filme participou da Mostra do Filme Livre e do Fest’Afilm, em Montpellier (França), onde foi eleito melhor filme pelo júri popular e também ganhou melhor montagem. “Chacal Palavra Filme” participará da mostra competitiva do Oberá en Cortos, na Argentina.

Assistam ao trailer

Compartilhar